Novas regras invadem o mercado. Quem ainda se preparava para atender o consumidor 4.0, proporcionando experiências de consumo além da entrega de produtos ou serviços, pode voltar à prancheta, pois esse cliente já mudou de demanda
O mercado dos serviços e do varejo tradicionais está em constante transformação. As redes que não se conectaram a elas, sem dúvida estão com os dias contados. No caso do segmento de beleza, a concorrência empurra ainda mais rápido em direção à inovação e soluções que atendam o consumidor de forma criativa.
Inovação e conectividade
Fazer cabelo e unha é uma necessidade básica da mulher brasileira, isso é comprovado por pesquisas, em todas as classes sociais. Mas quando se trata do consumidor 5.0, como atender as exigências e necessidades desse público? Redes, como a Turquesa Esmalteria mostram a necessidade de antecipar tendências para manter o mercado e sua liderança. Segundo Laura Lopez, sócia, e uma das fundadoras da marca, “nosso projeto, em sua concepção,já nasceu com a proposta de diferenciar e profissionalizar os serviços prestados. Desde a criação de nossa operação de negócio, a experiência do consumidor era o foco principal. Trouxemos do mundo corporativo toda uma bagagem de excelência no atendimento e de desenvolvimento de branding. Isso foi cuidadosamente adaptado para o segmento, com o uso do marketing sensorial, que estimula e ativa os cinco sentidos de nosso cliente. Essa profissionalização,inclusive, está presente também na gestão das nossas unidades. Esse foi um dos diferenciais mais eficazes para que nossa franquia, que completa em 2019, cinco anos, já somasse mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil e até fora do país, na Bolívia”.
Consumidor 5.0
As franqueadoras seguem absorvendo as tendências mais modernas do varejo, e trouxeram para o segmento dos serviços a imersão da experiência dos clientes. “Se o consumidor 4.0 ‘vivia a experiência’, com todos seus sentidos (o aroma da loja, a degustação de uma receita própria de cappuccino, oferecido gratuitamente, a TV e o rádio internos cuidadosamente programado se a massagem aplicada aos serviços), o 5.0 ‘entra dentro’ dela”, explica a empresária.
A receita para ir além da ‘experiência do cliente’, é planejar e estimular que ele se conecte para gerar compartilhamentos espontâneos. Transformar seu ambiente em ‘espaços instagramáveis’. Se você ainda não tinha ouvido falar desse termo, prepare-se, ele será cada vez mais comum. A palavra realmente não existe no dicionário, mas a internet tem criado vários termos, profissões e tendências. Segundo artigo no Pulse/Linkedin, o especialista e analista de marketing, Kelly Martins aborda o crescimento da rede Instagram como sendo a favorita aos heavyusers do momento. E utiliza o termo. Não demora, esta especialização vai povoar os perfis de procura dos RHs, “especialista em áreas Instagramáveis”.
Engajamento e divulgação
Segundo Laura, ”a Turquesa já atuava de forma muito confortável, atendendo seu consumidor 4.0, a marca foi desenhada para garantir um momento especial que ia além da prestação de serviços, somente. Esse sempre foi nosso grande diferencial. Agora, já estamos um passo á frente. As necessidades do consumidor 5.0 exigem um trabalho mais conectado para criar estímulos e espaços pensados em ambientar posts espontâneos que ampliam nossa presença nas redes sociais. Explorar e incentivar o uso do nosso hashtag (#turquesaesmalteria). Essa prática gera compartilhamentos estrategicamente ligados às promoções que também fidelizam nossos clientes”.
Todas as práticas aplicadas na rede são embasadas com estudos e pesquisas. O aumento de vendas é medido, no caso do marketing sensorial, por cada sentido estimulado. No caso da nova empreitada, os espaços instagramáveis estão sendo monitorados e já começam a gerar números de retorno.O grande objetivo é garantir engajamento e divulgação espontâneos. Para os clientes, o foco é mostrar empoderamento, seu momento de beleza, e conectar-se à sua rede de compartilhamento. Para o negócio, essa prática gera resultados poderosos e impactam diretamente na presença regional e nos números da unidade.“Treinar e monitorar o retorno dessas ações planejadas para sensibilizar nossa rede com as técnicas do que há de mais moderno no marketing digital é fundamental para nossos resultados”, finaliza a franqueadora.