Muitas pessoas se incomodam com os pelos e querem dar adeus a eles, e se você está lendo esse texto, é porque também faz parte desse time e quer entender as diferenças entre depilação a laser, cera e fotodepilação, certo? Pois bem, nós vamos te ajudar a entender melhor esses assuntos.
Por mais que possa parecer, as três depilações têm sim diferenças entre si e você precisa ter atenção sobre qual é o procedimento mais adequado para a sua pele e para a parte do corpo que será depilada. Conhecer cada uma vai te ajudar a não ter surpresas desagradáveis após os procedimentos.
Preparamos esse artigo para você entender alguns tópicos que abordam as três formas de depilação e também para poder tirar as suas dúvidas sobre as várias diferenças entre elas.
As aplicações para cada depilação
Depilação a laser: funciona com a emissão de energia, que atua na melanina do pelo. Isso faz com que a ação seja feita de maneira correta. O laser consegue chegar até a raiz dos fios, no folículo piloso e, nesse contato, a reação de calor danifica esse folículo.
O dano continua sessão após sessão, o que resulta na perda da capacidade da raiz de estimular o crescimento dos pelos. Dando continuidade nesse método, você vai notar que os fios grossos aparecerão cada vez menos.
Cera: a aplicação visa a retirada de pelos diretamente da raiz, puxando o fio por completo. Só que, logo após arrancar o pelo, os fios começam a ser estimulados a crescer de novo, o que exige que o método seja feito regularmente.
A depilação pode ser feita com a cera fria e a cera quente. Recomenda-se o uso da cera quente em áreas pequenas do corpo e com pelos rígidos. Ela é mais eficaz para remover os fios porque dilata os poros e diminui a dor.
Já a cera fria é recomendada para áreas maiores do corpo e com pelos fracos. É amplamente usada por pessoas que têm varizes, uma vez que não dilata os vasos sanguíneos.
Fotodepilação: usa uma luz pulsada e atinge a raiz, mas não prejudica o desenvolvimento do pelo. Essa luz consegue retardar o crescimento do pelo muito mais do que a cera, mas menos que o laser, sendo um procedimento que dura por um prazo médio.
Dito isso, o tempo e a durabilidade são dois pontos que diferem dos demais procedimentos citados, tornando diferenciado o resultado.
Como o alcance da luz é maior, a fotodepilação não age de maneira específica no pelo e mais sessões são necessárias para que o resultado seja satisfatório.
As dores durante os procedimentos
Depilação a laser: pode sim ser um processo doloroso, o que vai determinar é o aparelho utilizado. Com é um método que atua na pele de maneira profunda, algumas queimaduras podem surgir, mas de tamanho pequeno.
Cera: o principal medo em relação à depilação com cera é a dor envolvida, que para algumas pessoas doem mais e para outras a dor é suportável.
Uma boa recomendação é passar um pouco de talco antes da aplicação da cera na pele, favorecendo uma retirada mais suave.
Fotodepilação: algumas pessoas relatam que o procedimento praticamente não causa dor ou tem uma dor tolerável, sem incômodos. Por chegar ao bulbo do fio, é possível sentir alguma sensação estranha, como queimação, mas muito leve.
Atenção às contraindicações
Depilação a laser: pessoas com a pele negra devem ter atenção redobrada a este procedimento, uma vez que a base da depilação a laser é o reconhecimento dos pelos pela quantidade de melanina. Como a pele é escura, o aparelho pode não identificar corretamente o fio e causar queimaduras na pele.
Cera: para quem faz o uso de substâncias para a esfoliação da pele, tratamentos contra acne e rejuvenescimento, a cera não é indicada. É necessário estar com a pele limpa e seca para conseguir o melhor resultado.
Fotodepilação: a luz pulsada pode tratar todos os vários tipos de pele. No entanto, é importante salientar que esse método não é indicado para pessoas que tenham alguma doença autoimune, gravidez, diabetes ou câncer de pele (mesmo no caso de a pessoa ter vencido o câncer).
Está gostando do conteúdo? Leia mais: Franquias de Beleza no Brasil – Tendências e Desempenho
Cuidados antes e após os procedimentos
Depilação a laser: antes da depilação, deve haver precaução para o pelo não ter sido arrancado pela raiz (com cera, por exemplo) nos últimos 30 dias e não devem existir partes da pele com vermelhidão, algum machucado ou a incidência de acne. Também é necessário que os tratamentos com ácidos sejam interrompidos pelo menos três dias antes e que a pele não esteja bronzeada.
Depois da depilação, é altamente recomendável não se expor ao sol diretamente sem alguma proteção solar. Não vá para o sol de forma alguma se a área depilada apresentar uma vermelhidão.
Cera: no caso da cera, indicamos que você realize uma esfoliação intensa antes da depilação, evitando que os pelos encravados atrapalhem o procedimento.
Além disso, você precisa se atentar para não aplicar ácidos na região depilada por sete dias e passar óleos e cremes que não sejam agressivos para hidratar a pele e diminuir irritações depois do procedimento. Sempre use o protetor solar após depilar com cera e não use roupas justas, já que elas podem irritar a região sem os pelos.
Fotodepilação: o cuidado após esse procedimento se assemelha ao que é recomendado na depilação a laser e na depilação com cera. Reforçamos que você deve evitar ao máximo a exposição direta ao sol sem o protetor solar, ainda mais se a sua pele estiver vermelha e irritada.
Seja qual for o método que você deseja realizar, a Turquesa pode te atender. Aqui nós utilizamos ceras totalmente não reutilizáveis, não testadas em animais e materiais totalmente descartáveis. Realizamos também a Depilação a Laser e a Fotodepilação com os melhores equipamentos do mercado.
Quer ficar sem os pelinhos indesejados no corpo? Clique aqui e agende um horário em uma de nossas unidades Turquesa Esmalteria mais próxima de você.