Descubra Qual o Significado e a História do Franchising

Compartilhe este post

O termo franchising tem ganhado notoriedade no cenário mundial há alguns anos por conta do extenso crescimento desse tipo de negócio tanto aqui, em solo brasileiro, quanto em outros países.

Com o espírito empreendedor aflorando em milhares de pessoas, é natural que o franchising acabe entrando no radar das possíveis oportunidades de negócio.

Ainda assim, essa palavra gera muitas dúvidas nas pessoas por conta de suas particularidades, afinal de contas, não estamos falando apenas de um estilo de negócio tradicional.

Para quem deseja entrar nesse ramo de negócio ou quem tem vontade de se aprofundar no assunto, é altamente recomendável conhecer o significado por trás da palavra e o histórico de fatos acerca do franchising.

Neste material que nós elaboramos, você vai descobrir qual o significado e a história do franchising. Confira os detalhes abaixo.

O significado de franchising

A palavra franchising significa o modelo de negócio em que é estabelecida uma parceria entre uma empresa e um empreendedor que esteja interessado em investir nessa marca. 

Dessa forma, a empresa (franqueadora) passa os conhecimentos sobre o seu negócio, concede os direitos da marca e dá o suporte necessário para que o investidor (franqueado) comece a trabalhar em conjunto.

Ou seja, o franchising é um negócio de colaboração intensa entre as partes envolvidas, pois é de interesse mútuo que a rede de negócios obtenha sucesso.

Existe uma dúvida comum entre franchising e franquia, mas preste bastante atenção para não se confundir: franchising é a estruturação de um negócio, enquanto a franquia é uma unidade cedida por uma franqueadora.

Por ser um empreendimento que está em alta, é possível que o franchising abranja todo e qualquer ramo da economia, desde que estruturado e conduzido de maneira responsável por parte dos administradores.

O início dessa parceria se dá com o pagamento de uma taxa por parte do franqueado para a franqueadora, que assegura a utilização do nome, do know-how, dos produtos e dos serviços da marca.

É necessário pontuar que essa relação não é de patrão e funcionário, de sociedade ou afins. Existe uma diferença entre as gestões porque a franquia continua independente e o franqueado é o dono da própria unidade. Todavia, esse aspecto não quer dizer que o investidor ficará à deriva e tocando o negócio completamente sozinho. 

Além do sucesso que nós comentamos mais acima, também o do interesse da franqueadora que suas unidades sejam bem geridas e que o padrão de qualidade dos produtos e dos serviços seja mantido. 

Logo, o acompanhamento da franqueadora será contínuo em todos os processos e etapas do negócio: abertura, gestão, comunicação, treinamentos, consultoria e muito mais.

É interessante que você leia também: Existe Momento Certo Para Abrir uma Franquia?

A história do franchising

É possível perceber aspectos do franchising nos tempos da Idade Média baseados em estudos de pesquisadores, e a Igreja Católica tem envolvimento nessa questão: foi ela a primeira instituição a usar um modelo parecido ao franchising na Europa, por volta do século XII.

O sistema feudal permitia que a nobreza e a igreja obtivessem controle sobre costumes comerciais, onde havia uma divisão entre as duas partes com relação aos benefícios obtidos a partir dessas práticas.

Em vista disso, os nobres cobravam impostos livremente em cima dos trabalhos dos camponeses. Uma fatia da quantia arrecadada era entregue à igreja e a nobreza ficava com uma outra parte.

O franchising de atualmente

O franchising moderno nasceu nos Estados Unidos da América, em 1850, quando a empresa de máquinas de costura Singer Sewing & Embroidery Machines expandiu os seus negócios com o licenciamento dos seus produtos.

Os comerciantes começaram a vender as máquinas em várias regiões do país e se iniciou, então, o processo de franchising.

Portanto, recai sobre os ombros da Singer o manto de criadora do conceito contemporâneo de franchising do qual temos contato hoje em dia.

Com o passar dos anos, esse modelo foi atraindo o interesse de grandes players do mercado que entraram de cabeça no franchising para potencializar os seus ganhos e as suas influências em cada segmento de atuação.

Gigantes como a Coca-Cola, o McDonald’s e a General Motors são bons exemplos de empresas que aderiram ao modelo de franchising e estenderam suas atuações no mundo todo.

A história do franchising no Brasil

O franchising começou no Brasil na década de 1960 sob a forma de escolas de idiomas, quando a Yázigi e o CCAA se estabeleceram por aqui. A cultura do ensino de inglês e outras línguas estrangeiras ficou tão forte com o modelo de franchising que a abertura de escolas continua até hoje.

Gradualmente, o modelo ampliou a sua cobertura até ramos de beleza, moda, perfumaria, culinária e outros. Com esse crescimento, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) foi criada em 1987 para representar e monitorar de perto o franchising brasileiro.

De acordo com relatórios que a ABF elaborou, no segundo trimestre de 2022, o Brasil contou com 2967 redes abertas, com um total de 178 mil operações no país.

Todos os modelos de franchising no Brasil devem estar dentro da Lei nº 13.966, que rege os assuntos desse sistema. Com essa regulamentação, é possível conhecer com clareza os direitos e deveres que precisam ser seguidos.

O modelo de franchising da Turquesa Esmalteria & Beleza

Está interessado em investir em um modelo de franchising no ramo da beleza? Então nós temos uma sugestão para você.

Nós, da franquia Turquesa Esmalteria & Beleza, oferecemos diversas vantagens aos interessados em empreender uma das áreas que mais crescem no Brasil. Aqui, você recebe o acompanhamento em todas as partes da abertura do negócio para que tudo ocorra dentro do planejado.

Clique aqui, solicite uma proposta e receba a nossa apresentação de franchising.

O que você achou deste conteúdo? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este material com os seus amigos que precisam conhecer o significado e a história do franchising.

Além disso, se você quiser ler mais conteúdos com assuntos sobre franquia e estética, basta acessar o nosso blog e conferir outros artigos.

Mais posts do blog