Liderança Feminina no Setor de Franquias: Histórias de Sucesso e Inspiração

Compartilhe este post

Com o Dia Internacional das Mulheres próximo (8 de março), é válido dizer que a ascensão das mulheres no mundo dos negócios é algo que continua a acontecer com força e resiliência, independentemente do ramo.

Porém, no cenário das franquias, o protagonismo feminino é expressivo e conta com trajetórias marcadas por visão, superação e sucesso.

Neste artigo, vamos trazer histórias de sucesso, inspiração e liderança feminina no setor de franquias. Leia todos os tópicos com bastante atenção e anote os trechos que você julgar mais importantes.

Sandra Chayo (HOPE)

A trajetória de Sandra Chayo na HOPE, fundada em 1966 pelo seu pai, envolve transformação e crescimento e reflete não apenas a evolução da marca de moda íntima, mas também seu próprio papel no legado familiar.

Assim que começou na HOPE em 1999 como estagiária, Sandra testemunhou a mudança da empresa: de uma fábrica para uma renomada marca de moda íntima com lojas próprias.

Ao longo dos anos, Sandra e suas irmãs se tornaram peças-chave no avanço da HOPE. Em 2005, inauguraram a primeira loja monomarca em sistema de franquias, seguida, em 2006, pela abertura de um dos primeiros e-commerces de moda no Brasil.

Por compartilharem decisões estratégicas, as irmãs prosperaram e definiram a identidade da marca. A visão de seu pai era clara: enaltecer e empoderar as mulheres, um propósito que Sandra abraçou plenamente.

Aliás, em 2020, um marco significativo ocorreu quando Sandra assumiu diretamente a liderança da HOPE. A empresa, agora sob gestão feminina, conta com o olhar visionário de Sandra para o futuro da marca.

Andrea Kohlrausch (Calçados Bibi)

No cenário competitivo dos calçados infantis, a Calçados Bibi é um verdadeiro ícone desde sua fundação em 1949. Andrea Kohlrausch é a líder que dirige a empresa desde 2019.

Com uma presença consolidada, a marca conta com 130 unidades não apenas no Brasil, mas também na América do Sul em países como Peru, Equador e Guatemala.

A história de Andrea na Calçados Bibi é marcada por decisões estratégicas cruciais e uma delas ocorreu em 2008, quando, ainda como diretora de varejo, ela implementou o sistema de franchising na empresa.

Esse movimento estratégico foi importante para impulsionar o crescimento da marca ao permitir uma expansão consistente.

O ano desafiador de 2020, por conta da pandemia de coronavírus, não foi exceção para Andrea e a Calçados Bibi, mas se tornou uma oportunidade valiosa de aprendizado e inovação.

Ao liderar a digitalização do negócio, Andrea enfrentou a pandemia e registrou um crescimento de 207% nos canais digitais.

Sua habilidade em se adaptar rapidamente a ambientes turbulentos e sua confiança inabalável na jornada empreendedora são evidências claras de seu caráter resiliente e determinado.

Fabiana Estrela (Caverna do Dino)

A história empreendedora de Fabiana Estrela ultrapassou as fronteiras da fonoaudiologia para que ela se tornasse a força por trás da Caverna do Dino, uma rede dedicada ao universo de enxoval e roupas infantis.

Então, com uma visão clara e apaixonada pelo empreendedorismo, Fabiana conduziu a empresa por um caminho que agora inclui mais de 40 franquias da Caverna do Dino.

O ponto de partida foi a fusão de duas paixões: seu amor pelo trabalho como fonoaudióloga e a fascinação pelo universo infantil.

Sem dúvida, o casamento desses interesses a levou a explorar o setor de varejo depois de ler livros do marido sobre o assunto.

Ao abrir as portas da primeira loja em Gramado, Fabiana testava o mercado e aproveitava a cidade turística para divulgar a marca.

Portanto, o sucesso desse experimento inicial confirmou que ela estava no caminho certo, e rapidamente investiu no modelo de franchising.

Confira este artigo também: Deixe sua Esmalteria à Frente da Concorrência com Estratégias Simples

Renata Moraes (Rockfeller Language Center)

Renata Moraes é a mente por trás do sucesso do Rockfeller Language Center, uma história que começou após uma decepção no campo da engenharia.

Em 2004, Renata fundou a escola de idiomas e a transformou em uma franquia em 2008. Hoje, com quase 100 unidades e centenas de colaboradores, o Rockfeller Language Center é um exemplo de excelência no setor.

Um dos pilares fundamentais para o sucesso foi a padronização desde o início. A partir de processos padronizados, metodologia de ensino exclusiva e material didático próprio, a fundadora construiu uma base sólida para a expansão do Rockfeller Language Center.

Para se ter ideia, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia em 2020, o Rockfeller Language Center se manteve lucrativo e obteve um faturamento de R$ 40 milhões.

Sônia Ramos (Casa de Bolos)

Sônia Ramos realmente inspira novas empreendedoras com uma jornada que começou com a Casa de Bolos, em 2010. O pequeno salão em Ribeirão Preto cresceu para abrigar mais de 500 unidades em todo o Brasil.

A essência do sucesso de Sônia reside na prática incansável e na perseverança que ela injetou na Casa de Bolos. Em uma idade em que muitos consideram de descanso, Sônia escolheu se reinventar e empreender.

O sonho inicial de abrir a Casa de Bolos se materializou em uma rede de sucesso, alimentada pelo trabalho árduo de Sônia e sua equipe.

Adriana Auriemo (Nutty Bavarian)

A história de Adriana Auriemo no empreendedorismo é uma viagem que começou com um insight inspirador durante uma viagem aos Estados Unidos, em 1996.

Fascinada pelas castanhas glaceadas, ela decidiu trazer esse sabor para o Brasil através da marca Nutty Bavarian.

Com mais de 5000 pontos de venda no Brasil e operações bem-sucedidas nos Estados Unidos, a transição estratégica do licenciamento para o franchising foi um ponto de virada no negócio.

Ou seja, Adriana reconheceu a importância de expandir por meio do modelo de franchising. Essa mudança impulsionou o crescimento da marca e permitiu que empreendedores locais compartilhassem o sucesso da Nutty Bavarian em suas próprias operações.

Seja uma líder feminina no setor de franquias com a Turquesa Esmalteria & Beleza

Você pode ser a próxima liderança no setor de franquias caso escolha a Turquesa Esmalteria & Beleza para abrir uma unidade e empreender.

O modelo de franquia consolidado e lucrativo vai fazer da sua história como empreendedora um sucesso e inspiração para novas mulheres.

Dê o primeiro passo para isso ao clicar aqui, preencher o formulário e entrar em contato com a equipe da Turquesa.

Compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de conhecer as histórias de sucesso, inspiração e liderança feminina no setor de franquias.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Turquesa Esmalteria & Beleza, produzimos sobre liderança feminina no setor de franquias, dicas de empreendedorismo e outros assuntos relacionados.

Mais posts do blog