Novo Ano, Unhas Novas: Dicas para uma Rotina de Cuidados com as Unhas

Compartilhe este post

Com a chegada do novo ano, é hora de renovar não apenas nossas metas, mas também nossa rotina de cuidados pessoais. E por que não começar com algo tão simples e impactante como as unhas?

Saiba que elas refletem muito sobre nossa saúde geral. Portanto, reserve um tempo para dar atenção merecida às suas unhas.

No artigo de hoje, você vai conferir algumas dicas para ter uma rotina de cuidados com as unhas. Leia todos os tópicos com bastante atenção e anote os trechos que você julgar mais importantes.

Hidratação em primeiro lugar

Uma das dicas mais esquecidas, mas indispensável, para manter unhas saudáveis é a hidratação adequada. Assim como nossa pele, as unhas precisam de uma dose regular de umidade para ficarem fortes e flexíveis.

Considere o uso de um bom hidratante para as mãos e unhas. Se certifique de que o produto escolhido contenha ingredientes como óleo de amêndoas ou vitamina E, conhecidos por suas propriedades nutritivas.

Ao aplicar o hidratante, massageie suavemente as cutículas para melhorar a circulação sanguínea e promover o crescimento saudável das unhas.

Lembre-se de deixar suas mãos longe de produtos químicos agressivos, como removedores de esmalte que contenham acetona, que podem ressecar as unhas.

Prefira os removedores sem acetona, uma escolha suave que não compromete a saúde das suas unhas.

Alimentação balanceada para ter unhas fortes

A beleza das suas unhas também é um reflexo direto da sua saúde interna e você precisa se cuidar de dentro para fora.

Na sua rotina de cuidados, inclua alimentos ricos em biotina, como ovo, nozes e abacate em sua dieta para estimular o fortalecimento das unhas. A biotina é uma vitamina do complexo B conhecida por melhorar a saúde das unhas e cabelos.

Procure consumir alimentos ricos em proteínas, como peixe, carne magra e leguminosas, já que a proteína é essencial para o crescimento e reparo das unhas.

Evite dietas extremas, pois a falta de nutrientes pode levar a unhas quebradiças e sem vida. Quando você tem uma alimentação equilibrada, proporciona às suas unhas o que é necessário para que elas fiquem bonitas e saudáveis por mais tempo.

Cuidados com as unhas em casa

Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível visitar regularmente um salão de beleza. No entanto, isso não significa que você não possa cuidar da sua unha em casa.

Invista em um kit de manicure de qualidade e reserve um tempo na semana para cuidar das suas unhas. Comece com a remoção delicada do esmalte antigo e dê forma às unhas de acordo com sua preferência, seja com um cortador ou com uma lixa.

Na hora de aplicar o esmalte, use uma base protetora para facilitar a aderência do líquido. Opte por marcas de esmaltes livres de substâncias prejudiciais, como formaldeído (formol) e tolueno.

Não se esqueça de aplicar camadas finas para um acabamento duradouro. Uma dica extra: escolha cores claras ou neutras para fugir das manchas visíveis à medida que o esmalte desbota.

Leia este artigo também: Como Iniciar o Ano Com um Negócio de Sucesso

Fortalecimento com tratamentos específicos

Se suas unhas tendem a ter quebras frequentes ou estão enfraquecidas, pense na inclusão de tratamentos específicos em sua rotina de cuidados.

Existem diversas opções disponíveis, como base fortalecedora e tratamentos com medicamentos que vão agir nas unhas.

Esses produtos geralmente contêm ingredientes como queratina e cálcio, que fortalecem e revitalizam as unhas.

Siga todas as instruções do produto e do remédio e não exagere na aplicação e nem na ingestão. A consistência é fundamental quando se trata de tratamentos para unhas, já que resultados visíveis tendem a levar algum tempo devido ao crescimento de três milímetros por mês.

Incorporar esses tratamentos à sua rotina de cuidados vai deixar suas unhas mais resistentes e com menos chances de quebras.

Proteja suas unhas nas tarefas diárias

Em tarefas domésticas ou mesmo no trabalho, você também precisa ter cuidados com as unhas e protegê-las contra possíveis danos.

Use luvas ao lidar com produtos químicos ou ao realizar atividades que possam expor suas unhas a condições ruins, como altas temperaturas e umidade, que causam fungos.

Assim, você protege as unhas da umidade excessiva e evita a quebra causada por produtos químicos agressivos.

Além disso, tente não usar suas unhas como ferramentas para abrir embalagens ou arranhar superfícies.

Todos estes hábitos costumam levar a lascas e quebras, o que compromete a saúde geral das unhas. Se você adotar práticas simples de proteção, suas unhas vão ficar fortes e resistentes ao desgaste diário.

Alternância de esmaltes e “respiro” para as unhas

Mesmo que seja divertido experimentar uma variedade de cores de esmaltes, é importante permitir que suas unhas “respirem” entre as aplicações. Elas não respiram realmente, mas ficam ressecadas com o excesso de esmalte.

Escape da tentação de manter o esmalte por longos períodos porque isso resulta em unhas enfraquecidas e descoloridas.

Reserve alguns dias entre as aplicações para que suas unhas possam se recuperar e crescer naturalmente.

Alternar entre períodos de esmaltação e “descanso” faz com que você preserve a saúde das unhas e reduza o risco de descoloração causada por pigmentos que criam a cor presentes nos esmaltes. Essa prática simples vai fazer maravilhas para deixar suas unhas impecáveis ao longo do ano.

Consulta profissional: um cuidado importante com suas unhas

Não subestime o poder de uma consulta profissional quando se trata da saúde de suas unhas. Um dermatologista ou uma manicure experiente dão orientações com base nas necessidades específicas das suas unhas.

Problemas como unhas quebradiças, manchas persistentes ou inflamações nas cutículas exigem a orientação especializada desses profissionais.

Por isso mesmo, agendar consultas regulares vai resolver problemas existentes e prevenir outros problemas futuros.

Entenda que profissionais qualificados fazem recomendações personalizadas, desde produtos específicos até ajustes na sua rotina de cuidados.

Cuide das suas unhas na Turquesa Esmalteria & Beleza durante todo o ano

Novo ano, unhas novas e a Turquesa Esmalteria & Beleza continua a ser sua melhor parceira para cuidar das suas unhas de janeiro a dezembro.

E o melhor de tudo: sempre tem uma unidade da Turquesa perto de você para deixar os cuidados com suas unhas em dia. Clique aqui para encontrar uma unidade da Turquesa e agendar um horário agora mesmo.

E se você quer começar o ano de 2024 com um novo empreendimento, aproveite para conhecer todos os detalhes do modelo de franquia da Turquesa, que pode ser a oportunidade que você tanto procura para empreender na área da beleza e ter sucesso. Neste link, você encontra todos os detalhes.

Compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam conferir estas dicas para ter uma rotina de cuidados com as unhas.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Turquesa Esmalteria & Beleza, produzimos sobre rotina de cuidados com as unhas, dicas de empreendedorismo e outros assuntos relacionados.

Mais posts do blog

Na Mídia

Nail Art: Suas Unhas Sempre Decoradas

Quem não gosta de exibir unhas estilosas? A nail art é a resposta para quem busca dar um toque especial às suas unhas e transformá-las